ADEOP

Plano de Habitação de Entre Rios do Oeste

03/12/2009 10:27:11

 

A equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná(ADEOP) finalizou em junho de 2010 o Plano de Habitação do município de Entre Rios do Oeste. O PLHIS é um instrumento político/técnico/administrativo que foi elaborado como requisito de adesão do Município ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, em consonância com o Ministério das Cidades e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no enfrentamento de seus principais problemas referentes à habitação de interesse social, com intuito de promover o acesso à moradia digna.
A arquiteta Julienne Ronsoni disse que o plano foi desenvolvido ao longo de 8 meses com uma grande participação da comunidade. O Plano prevê que sejam sanadas na sua totalidade a problemática de habitação no município num prazo de 10 anos. Foram identificadas a necessidade de implantação de 348 novas moradias para pessoas carentes no município.  Os recursos para construção serão oriundos do governo federal.

No dia 31/03/2010 foi realizado a Conferência Municipal de Habitação de Entre Rios do Oeste. Foi apresentado todo o trabalho feito. Foi apresentado o déficit habitacional do município e explicado como será a implementação deste PLHIS.

Entregamos a 3º etapa. Após a aprovação da Caixa Econômica Federal finalizaremos o Plano com a entrega do volume final.

 Seminário faz lançamento do Plano de Habitação de Entre Rios do Oeste

Técnicos da Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP) realizaram no dia 27 de abril de 2009 uma oficina de capacitação com a equipe técnica municipal do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) de Entre Rios do Oeste. Foi um treinamento de capacitação e sensibilização apresentado pelo Engenheiro Ivo Mendes Lima, coordenador do Plano, e a Arquiteta Julienne Ronsoni, que faz parte da equipe técnica de elaboração do Plano Local de Habitação.
O Engenheiro Ivo Mendes Lima explicou detalhadamente o Plano que tem por objetivo principal ampliar e melhorar as condições de moradia das pessoas de baixa renda. Mendes apresentou ainda as três (03) etapas que compõem o PLHIS: Proposta Metodológica, Diagnóstico do Setor Habitacional e Estratégias de Ação.
Foi realizado, também, o Seminário de lançamento do Plano, que também foi apresentado pelo coordenador do Plano, com a participação da comunidade de Entre Rios do Oeste. A arquiteta Julienne disse que foi explicado para toda a população como será desenvolvido o trabalho. “Em torno de 230 pessoas participaram do seminário”, destacou.

Seminário de lançamento com a participação da comunidade

 

A Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP) firmou no mês de março de 2009 contrato com a prefeitura de Entre Rios do Oeste para desenvolver o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS) daquele município. Ele é um instrumento político/ técnico/administrativo que será elaborado pela Agência e a prefeitura como requisito de adesão do Município ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, em consonância com o Ministério das Cidades e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no enfrentamento de seus principais problemas referentes à habitação de interesse social, com intuito de promover o acesso à moradia digna.
O  PMHIS é obrigatório para que o município tenha acesso a recursos federais na área de habitação popular. Nesse primeiro momento haverá ainda o levantamento da necessidade ou não de deslocamento de moradores para outras áreas.


Leia também

11/09/2015 14:41:09

Workshop de Alternativas Sustentáveis para Agricultura de base Familiar

14/08/2015 10:37:58

Agroecologia

14/08/2015 10:04:41

Equipe da ADEOP capacita-se em Agricultura Biodinâmica

13/08/2015 17:06:21

Projeto Mais Gestão

13/08/2015 16:40:41

INCRA


Social