ADEOP

Conferências de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)

31/07/2015 17:17:42

        Nos meses de junho e julho aconteceram conferências, municipais e regionais, da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Paraná, com o Tema Geral: “O Fortalecimento da ATER para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – DRSS”, que contemplam quatro eixos temáticos: I. Demandas e Ofertas de ATER a partir do Plano de DRSS; II. Abrangência da ATER – público beneficiário; III. Metodologia para uma ATER inclusiva e IV. Sistema ATER – Organização, Gestão e Financiamento. As conferências de Ater visam debater a importância do papel da ATER para o fortalecimento e continuidade da agricultura familiar.

        O principal objetivo dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável e, ainda, a promoção de processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários da agricultura familiar, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais.

     Durante as conferências os participantes puderam analisar o contexto atual das políticas públicas de assistência técnica e extensão rural para os agricultores, além de avaliar os avanços e desafios, definir responsabilidades, propor diretrizes para aperfeiçoamento e construir novas estratégias.

        As propostas levantas nas conferências regionais serão debatidas na Conferência Estadual, ainda sem data definida. A 2ª CEATER/PR é etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar que está agendada para 12 a 15 de abril de 2016 em Brasília. O lema da CNATER é “A universalização da ATER pública e de qualidade para a agricultura familiar no Brasil – desafios e estratégias”. A conferência estadual é de responsabilidade do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – CEDRAF, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento - SEAB e da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário no Estado do Paraná – DFDA-PR/MDA.

       A Conferência Estadual se realizará com o propósito de consolidar uma Ater para a diversidade da agricultura familiar, que garanta a qualificação e ampliação dos serviços, o fortalecimento de estratégias para a organização da Rede Paranaense de ATER, tendo como horizonte, sempre, o desenvolvimento sustentável do Brasil Rural.

         Na expectativa de socializar e democratizar o debate, devem participar entidades prestadoras do serviço de ATER, os núcleos de extensão das universidades, os gestores públicos, organizações e movimentos sociais da agricultura familiar.

       As conferências tiveram a participação de membros representantes do poder público e da sociedade civil e elegeram delegados titulares para a Conferência Estadual onde apresentarão as definições para o fortalecimento da agricultura familiar. 

         O Fórum de Entidades Não Governamentais de Ater do Paraná, organização que reúne todas as entidades do setor para discussão e elaboração de propostas, visando a ampliação da oferta de ater no estado, participou ativamente das Conferências e considera que o resultado de tudo isso pode criar, no país, o melhor modelo de ater da América latina, pois a grande mobilização e participação popular é a certeza que as soluções encontradas reverterão integralmente para o agricultor familiar e sua família, ampliando significativamente a oferta de alimentos saudáveis no país.

 

 

Leia também

11/09/2015 14:41:09

Workshop de Alternativas Sustentáveis para Agricultura de base Familiar

14/08/2015 10:37:58

Agroecologia

14/08/2015 10:04:41

Equipe da ADEOP capacita-se em Agricultura Biodinâmica

13/08/2015 17:06:21

Projeto Mais Gestão

13/08/2015 16:40:41

INCRA


Social