ADEOP

Sobre a ADEOP

14/05/2013 22:48:35

Quem Somos?

A ADEOP – Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná - é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, independente e suprapartidária. Fundada em novembro de 2005, mantendo como principal objetivo o desenvolvimento do extremo-oeste do Paraná, de forma sustentável.

Em sua trajetória de atividades, a entidade vem desempenhando importante papel nas questões que envolvem ações integradas de desenvolvimento regional, bem como no auxílio aos municípios de pequeno porte quanto à elaboração de projetos nas mais variadas áreas, extrapolando, assim, seu território original e se transformando na principal entidade não governamental a atuar no território paranaense.

A ADEOP dispõe de corpo técnico altamente capacitado, formado por mais de 70 profissionais especializados nas áreas de engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia agronômica, arquitetura e urbanismo, administração, direito, economia, jornalismo, entre outros. Os consultores técnicos, todos altamente qualificados, contam, em sua maioria, com especialização e mestrado.

A sede está localizada no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), possuindo escritório próprio na cidade de Guarapuava e escritórios em parceria nas cidades de Guaíra, Curitiba e Francisco Beltrão.

Entre os principais trabalhos a entidade destaca a forte atuação na elaboração de planos diretores e de habitação em vários municípios do Paraná, entre eles: São José das Palmeiras, Mercedes, Ramilândia, Dois Vizinhos, Honório Serpa, Terra Roxa, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Manfrinópolis, Laranjeiras do Sul, Braganey, Francisco Alves, Outro Verde do Oeste, Francisco Beltrão, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, entre vários outros.

Na área de meio ambiente, destacamos os planos de recursos hídricos e saneamento e, na área de agricultura, o projeto-piloto Pronaf Sustentável na Bacia do Paraná 3, desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Itaipu Binacional, que está tendo a sua continuidade através de parceria com o MDA permitindo a atuação da ADEOP em assistência Técnica e Extensão Rural nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira, Matelândia, Vera Cruz do Oeste e Diamante do Oeste, atendendo 1.280 agricultores familiares.

Também na área de agricultura familiar, a entidade possui contrato com o Incra para desenvolver 20 assentamentos nos municípios de Guarapuava, Cândido de Abreu, Laranjal, Cascavel, Candói, Reserva do Iguaçu, Mangueirinha e Teixeira Soares, através da elaboração dos Planos de Desenvolvimento do Assentamento e diversas atividades visando sua posterior implantação, além de um contrato com o MDA para assessorar 25 cooperativas no Paraná e 32 em Santa Catarina, na intenção de alavancar suas atividades, desde o gerenciamento até a comercialização.

Também somos referência em termos de qualidade técnica e mensuração de dados regionais devido aos trabalhos desenvolvidos pela equipe do Observatório Regional de Indicadores Sustentáveis (ORIS) implantado no Parque Tecnológico Itaipu, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu - PTI.

No momento, parte da equipe está voltada ao desenvolvimento do Programa “Entre Rios do Oeste – Saneamento Ambiental Energeticamente Sustentável”, que irá tornar o município modelo para o mundo em bioenergia. Este projeto foi assumido pelo Parque Tecnológico de Itaipu, que em parceria com a Itaipu Binacional e a Copel pretende viabilizá-lo com recursos de P&D da ANEEL.

Paralelo a todas as atividades citadas, a ADEOP representa o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu nas reuniões de Coordenadores Nacionais e Alternos do Foro Consultivo de Estados Federativos, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR).

Visão

Atualmente o oeste do Paraná apresenta um cenário bastante promissor, com possibilidades concretas de iniciar um novo ciclo de desenvolvimento econômico-social que integrara áreas deprimidas do centro do Paraná e o Leste do Paraguai. Porém um ciclo de crescimento deve conter duas premissas: a primeira a de criar as condições de atratividade de capitais e empreendedores que possam ver os fatores de produção locais como atrativos na região, e a segunda, nas condições de externalidades necessárias, a implantação das unidades produtivas no território, dentre elas a infraestrutura e a organização territorial.

Dentro deste aspecto a organização territorial é de fundamental importância, em especial, para organizar os espaços da produção e reprodução de capital, organização urbana e ambiental. Esta organização territorial tem como principal instrumento os planos diretores, que ordenam os espaços e os planos de desenvolvimento que induzem os espaços.

Podemos resumir que a capacidade técnica, aliada à vontade coletiva de fazer a diferença, faz com que a ADEOP encare os desafios, sendo um instrumento norteador, criado para impulsionar de forma constante e absoluta uma região que cresce de forma harmoniosa.

Valores

  • Promover o desenvolvimento de forma sustentável;
  • Respeitar os valores éticos e profissionais;
  • Atuar com eficácia e efetividade nos serviços oferecidos;
  • Inovar e oferecer atendimento diferenciado aos nossos parceiros;
  • Perseverar no alcance das metas estipuladas.

 

Leia também

11/09/2015 14:41:09

Workshop de Alternativas Sustentáveis para Agricultura de base Familiar

14/08/2015 10:37:58

Agroecologia

14/08/2015 10:04:41

Equipe da ADEOP capacita-se em Agricultura Biodinâmica

13/08/2015 17:06:21

Projeto Mais Gestão

13/08/2015 16:40:41

INCRA


Social